Software Selection | dheka

Software Selection

Como escolher um software para a minha empresa?

SoftwareSelectionSite

A busca de um novo sistema para uma empresa pode acontecer motivada pela necessidade de substituir sistemas obsoletos ou pela possibilidade de automação de um novo processo.

O processo de escolha de um software pode passar por diversas etapas antes da escolha do melhor fornecedor. Algumas etapas que podem ser contempladas objetivando a aquisição de software podem incluir o desenvolvimento de RFI (Request for Information) e RFP (Request for Proposal), que além de servirem como instrumentos de tomada de preços, também buscam informações sobre os fornecedores (histórico da empresa, capacidade técnica, referências de clientes, entre outras indicações relevantes para a escolha de um pacote de software). 

Outra etapa também importante para a escolha de um pacote de software é a POC (Proof of Concept ou Prova de Conceito), que verifica o potencial do software para atender as necessidades do cliente através de uma demonstração do software pelo fornecedor utilizando um roteiro previamente estruturado pela equipe de seleção de software.

Assim, se faz necessária uma estratégia de seleção com um planejamento bem-feito para o cenário em questão. Muitas vezes é ideal que essas etapas sejam conduzidas por profissionais com experiência em software selection para que os profissionais da empresa não tenham sobrecarga em seus trabalhos diários e para que a condução da seleção seja realizada com maior assertividade, visto que dificilmente a empresa que busca um software pela primeira vez terá a disposição um profissional com experiência em seleção de software.

Vídeo do canal da dheka no youtube

Para a escolha do software que melhor se adapte às necessidades dos stakeholders, diversos critérios devem ser levados em consideração. Além dos critérios comerciais e as funcionalidades/requisitos, existem outros critérios que podem impactar na escolha do melhor software tais como questões relacionadas ao suporte oferecido pelo fornecedor, integração com sistemas legados, necessidade de desenvolvimento de customizações nos softwares oferecidos, entre outros pontos que devem ser analisados de acordo com a necessidade específica de cada caso.

A dheka trabalha com uma metodologia de software selection que permite que o cliente tenha a sua disposição diversas informações sobre os possíveis fornecedores e as respectivas soluções oferecidas por cada um deles. Além disso, a abordagem permite a priorização dos critérios mais importantes para a sua empresa na hora de escolher um novo software, sem deixar de lado outros critérios que também podem ser relevantes no momento de uma aquisição de software, como por exemplo a saúde financeira do fornecedor e seu desempenho no mercado atualmente.

Riscos

A escolha de um software para a empresa pode causar grandes impactos visto que o investimento financeiro é grande e existem diversos riscos associados à escolha como por exemplo:

– A escolha de um software que não supre as funcionalidades requeridas pode introduzir custos extras nas fases de integração do sistema e manutenção;

– Problemas de integração com sistemas legados;

– Tomadores de decisão podem ser influenciados pelo discurso do vendedor.

Benefícios

Entre os benefícios de um projeto de seleção de software bem estruturado destaca-se:

– A escolha de um software que garanta que o valor da aquisição de software seja maximizada;

– Considerar critérios de seleção técnicos além do preço;

– Priorizar os critérios de acordo com a sua relevância para a empresa.

Saiba Mais

Gostou? Para entender o nosso metodologia de software selection, marque uma reunião com um de nossos consultores especializados: contato@dheka.com.br

Gostei da solução, quero pedir um orçamento