Robotic Process Automation (RPA) |

Automatizando Processos de Negócio através de Robôs

A automação de processos de negócio tradicionalmente podia ser feita de duas maneiras: através de Sistemas de Informação (SI) ou através de Business Process Management Systems (BPMS). Um SI não “lê” um processo. Ele executa as funcionalidades programadas de forma automática ou respondendo aos comandos de um ou mais usuários. Estes usuários devem conhecer as suas atividades e processos de trabalho usar o SI como apoio computacional para executá-los. Por sua vez, um BPMS possui uma máquina de execução de processos que interpreta um modelo de processos e roteia as atividades apropriadamente aos seus executores.

Atualmente, temos a chegada de uma terceira forma de automação de processos através de robôs que está revolucionando o mercado: RPA!

Robotic Process Automation (RPA)é a aplicação de tecnologia que permite configurar um software de computador (ou um robô) para capturar e interpretar aplicativos existentes para processar uma transação, manipular dados, disparar respostas e comunicar com outros sistemas digitais (Institute for RPA and IA).

RPA é uma nova ferramenta tecnológica que automatiza atividades repetitivas de processos de negócio. Com esta tecnologia, robôs de software executam uma sequência de passos de um trabalho através da interação com as aplicações já existentes e utilizadas pelos profissionais da empresa.

Assim, dá para perceber que não é à toa que RPA é um dos hot topics na área de BPM. Estamos vivendo uma nova realidade onde pessoas e tecnologia precisam construir uma relação de simbiose para alcançar os objetivo de negócio.

Através da adoção desta tecnologia baseada em robôs, é possível automatizar processos manuais e repetitivos em um curto espaço de tempo, sem necessidade de investimento no desenvolvimento de um novo sistema. Isso permite reduzir custos e prazos e liberar funcionários para realizarem atividades mais estratégicas para o seu negócio.

Os números também são muito atrativos e falam por si ao não deixar muito espaço para que as empresas fiquem de fora deste movimento. Estima-se que pelo menos 30-40% dos processos de negócio atualmente existentes serão impactados pelos robôs. Estes mesmos robôs são capazes de reduzir os custos de operação em aproximadamente 30%


Alguns Exemplos de Tarefas Automatizáveis por RPA

Se animou? Mas, neste ponto, você pode ainda estar se perguntando: quais tarefas poderiam ser realizadas por um robô na minha empresa? Vamos dar alguns exemplos:

. E-mails:Monitorar a chegada de novos e-mails; extrair informações e anexos de e-mails; ou redigir e enviar e-mails;

. Sites:Navegar em sites na internet; ou preencher e submeter formulários;

. Planilhas e Documentos:Elaborar planilhas eletrônicas, aplicar fórmulas e formatações; gerar gráficos, tabelas e relatórios; ou exportar para outros formatos;

. Diretórios e Arquivos:Criar, alterar, excluir, compactar ou enviar diretórios ou arquivos;

. Aplicações:Abrir, logar e executar aplicações; preencher formulários ou realizar consultas; executar funcionalidades ou acionar botões.


Características Favoráveis à Automação por RPA

Algumas características são importantes na hora de escolher por onde começar a automação por RPA:

*Comece pelas atividades com entrada manual de dados ou que envolvam redigitação de informações;

*Busque atividades com grande volume de execução;

*Livre os seus profissionais das tarefas repetitivas e burocráticas, liberando o seu potencial criativo;

*Verifique os pontos onde existem redundância de dados, falta de integração ou necessidade de acesso a múltiplos sistemas;

*Lembre-se que robôs precisam de instruções e regras claras e bem-definidas.


Saiba Mais

Gostou? Para entender o nosso método de implantação de RPA, marque uma reunião com um de nossos consultores especializados: contato@dheka.com.br

Produtos Relacionados

Consultoria ou Mentoring em BPMExecução de projetos de consultoria ou mentoring em BPM.

Gostei da solução, quero pedir um orçamento