[Orientação] Software Selection: Uma Metodologia de Seleção Racional de Software |

[Orientação] Software Selection: Uma Metodologia de Seleção Racional de Software

Compartilhe:

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso:

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da aluna Roberta Sá do IC/UFF, orientado pela Profa. Andréa Magalhães e pelo MSc Humberto Rubens, está focado no desenvolvimento de uma metodologia de seleção de software que leva em consideração os fatores ou critérios de acordo com sua relevância para a organização que aplicará o método.

Resumo do Trabalho:

Atualmente, os sistemas são parte essencial de muitas empresas e, por vezes, a área de TI é sobrecarregada pelas solicitações referentes aos mesmos. Os softwares adotados pelas empresas no final do século passado e início deste século se tornaram obsoletos e de difícil suporte e manutenção causando diversos problemas de integração e gerando custos crescentes para as empresas.

O processo de escolher um novo sistema para uma empresa se inicia na análise de custos versus benefícios, em relação ao desenvolvimento ou aquisição do novo software. O passo seguinte é realizar a decisão entre desenvolver a solução dentro da empresa ou adquirir uma solução pronta.

A falta de planejamento e conhecimento acerca do processo de seleção de software pode fazer com que se leve meses ou mesmo anos para alcançar a completude da seleção e implantação de um software crítico para o core business de uma organização, visto que há inúmeras atividades a serem consideradas, tais como:

– Levantamento da situação atual AS-IS;

– Análise da situação atual AS-IS;

– Levantamento de requisitos TO-BE;

– Decisão de Make or Buy;

– Análise de mercado e levantamento de potenciais fornecedores;

– Confecção/Envio de RFI e/ou RFP ao mercado;

– Prova de Conceito (PoC);

– Análise dos valores e condições.

Visto que o processo de seleção de software é oneroso às organizações, qualquer atraso pode gerar grandes impactos no orçamento, planejamento e até afetar o negócio principal da empresa. Além disso, a escolha de um fornecedor que não seja ideal para a organização pode resultar em atrasos na implementação da solução, problemas de integração com sistemas legados e impactos negativos na operação.

Neste caso, uma decisão bem tomada pode livrar uma organização de diversos problemas que podem incorrer a partir de uma escolha ordinária. Deste modo chegamos ao seguinte problema de pesquisa: Como conduzir uma seleção de software em organizações de médio e grande porte visando a escolha do software e considerando os requisitos da organização?

Compartilhe: