[Orientação] Process Thinking – Processo de Gestão de Inovação |
ProcessThinking-Inovacao

[Orientação] Process Thinking – Processo de Gestão de Inovação

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso:

O trabalho de Conclusão de Curso da aluna Mayara Coelho do IC/UFF, orientado pela Profa. Andréa Magalhães, tem como objetivo modelar o processo de Gestão da Inovação do Process Thinking – BPM para Startups.

Resumo do Trabalho:

As startups são responsáveis por gerar empregos e influenciam positivamente na economia nacional. Sua presença no Brasil cresce de maneira expressiva, pois algumas destas empresas surgiram da necessidade do empreendedor inovar, gerar uma solução para um problema ou pela oportunidade de ser o “próprio chefe”.

Todavia, o percentual de startups que entram em falência é alarmante. Muitas startups encerram as suas atividades entre 2 e 5 anos e 25% encerram suas atividades antes de completar um ano. Há diversos fatores limitantes que acabam se tornando obstáculos na vida do empreendedor. A má gestão da empresa, políticas governamentais, educação e apoio financeiro são cotados, nessa ordem, como as maiores barreiras para a permanência de pequenas empresas no mercado.

O Process Thinking endereça diretamente a deficiência de gestão das startups. A Gestão de Processo de Negócio (do inglês Business Process Management – BPM) contribui para o alinhamento estratégico, melhorias de processos e até automação de processos. Desta forma o Process Thinking também se propõe a aproximar o BPM das startups, incluindo-o no cotidiano dos empreendedores, através da definição do mapa com os 10 principais processos.

Por sua vez, este trabalho foca especificamente na inovação, que é essencial para a sobrevivência destas empresas, visto o cenário de extrema incerteza e competitividade no qual elas estão inseridas. Através da disponibilização do modelo de processos e das dicas de templates, ferramentos, livros e etc no cinto de utilidades, espera-se contribuir para a introdução de práticas de inovação no cotidiano das startups. Além disso, o processo de Gestão da Inovação poderá ser realizado de maneira estruturada e de simples compreensão para os empreendedores.