[Orientação] Flimple - Ficha de Processos |
Flimple

[Orientação] Flimple – Ficha de Processos

Orientação de Trabalho de Iniciação Científica:

O trabalho de Iniciação Científica do aluno Felipe Vieira do IC/UFF, orientado pela Profa. Andréa Magalhães, está focado no levantamento, pesquisa e desenvolvimento da ferramenta Flimple.

Resumo do Trabalho:

Durante a gestão de processos, passamos por uma etapa importante que é o levantamento de processos. Porém, esta etapa possui desafios, pois ainda é feita de maneira muito manual, sem suporte tecnológico, que depende muito da interação entre o cliente e o analista de processos e da experiência do analista de processos, ficando muito propensa a erros humanos relacionados à má comunicação, falta de informações ou pouca experiência com a área discutida.

O Flimple é uma ferramenta criada para apoiar a etapa de levantamento de processos, oferecendo uma visão melhor dos processos, além da facilidade e consistência no levantamento de informações.

O Flimple faz uso da ideia de Ficha de Processos, criando uma maneira simples de observar e anotar os processos, separando os processos em fichas contendo apenas as informações essenciais. Ele cria um checklist do que deve ser observado durante o levantamento de processos, garantindo que todas as informações importantes sejam discutidas.

Combinado com esse método, a ferramenta Flimple consegue criar fichas altamente organizadas e customizáveis, atendendo a necessidade de cada projeto e ajudando a manter os processos claros e com suas interfaces bem-definidas. Esse método é utilizado na Dheka com alta taxa de aceitação e sucesso.

Pensando nessa combinação, o Flimple possui um design simples e intuitivo, permitindo um fácil entendimento e uso do sistema, além de permitir a criação de diversos projetos, cada um contendo suas respectivas fichas organizadas através de macroprocessos.

O Flimple é online permitindo a organização de equipes para a gerência de projetos de BPM, permitindo um maior controle do projeto e da equipe. Com a equipe criada, é possível que ela possa observar e analisar as informações enquanto elas estão sendo levantadas, podendo responder a informações incompletas ou pedindo novas informações.

O Flimple pode ser usado em ambiente web e dispositivos móveis, o que permite salvar as informações para que possam ser acessadas em outros lugares. A combinação de todos esses fatores permite que o Flimple possa levantar e organizar as fichas facilmente que podem ser usadas com o cliente durante as sessões de validação dos processos.