[Orientação] BPM Ágil na Prática |
BPM Agil na Prática

[Orientação] BPM Ágil na Prática

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso:

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos Caio Sarmento e Pedro Alfradique do IC/UFF orientados pela Profa. Andréa Magalhães.

Resumo do Trabalho:

O objetivo deste trabalho é criar um novo método de BPM Ágil, utilizando práticas e conceitos da metodologia ágil para minimizar os problemas encontrados na abordagem BPM tradicional. O método será aplicado e validado em uma organização real.

A motivação surgiu quando foi notado que alguns problemas estratégicos, táticos e operacionais do BPM tradicional, identificados ao longo do tempo, poderiam ser tratados utilizando as metodologias ágeis.

A partir daí, começou-se a construir uma metodologia de BPM Ágil, utilizando os princípios das metodologias ágeis, como por exemplo, a aplicação de entregas constantes, iterações (ou sprints) e uma maior participação dos stakeholders.

Depois de definido e especificado, o método será validado através de uma experiência prática em uma empresa real, especificamente, a IN Júnior da UFF.  Os resultados da aplicação do método irão mostrar aspectos importantes para um aprimoramento da metodologia definida. Essa experiência também funcionará como um case, servindo como um norteador para empresas que vierem a utilizar futuramente o método desenvolvido.

Com base no resultado alcançado será possível analisar como o BPM Ágil se aplica em uma organização, assim como realizar uma análise crítica sobre o método desenvolvido nesta pesquisa.