Hot Topics

01

BPM & IoT

Compartilhe:

Introdução

A série Hot Topics aborda temas avançados e futuristas em BPM. Fique por dentro das tendências e novidades da área de Gestão de Processos de Negócio:

Conceitos de IoT (Internet of Things)

O conceito de IoT (Internet of Things – Internet das Coisas) remete a uma revolução tecnológica. É um fenômeno atual, mas que continua a se desenvolver e vai desenhar nosso futuro de uma forma completamente inédita.

IoT é uma rede de objetos físicos (dotados de sensores, tecnologia embarcada e conexão com a rede) capaz de reunir e transmitir dados.

O termo surgiu em um laboratório do MIT (Massachusetts Institute of Technology) em 1999 e se relaciona à interconexão digital de objetos cotidianos com a internet.

IoT é uma extensão da internet atual que possibilita que objetos do dia-a-dia, com capacidade computacional e de comunicação, se conectem à Internet. A conexão com a rede mundial de computadores possibilita, em primeiro lugar, controlar remotamente os objetos. Em segundo lugar, que os próprios objetos sejam usados como provedores de serviços.


Alguns exemplos são: livros, termostatos, refrigeradores, lâmpadas, remédios e autopeças. São objetos já presentes no nosso cotidiano, mas com uma capacidade de funcionar a nosso favor, pois estariam equipados com dispositivos de identificação e conectados à Internet, fornecendo informações, reagindo e interagindo com o mundo dos humanos.

Wearable Devices

A tecnologia evoluiu muito desde 1999. Atualmente, já existem os famosos Wearable Devices ou dispositivos vestíveis, que são os relógios, pulseiras ou até mesmo os óculos de realidade virtual aumentada, além dos Smart Homes.

Werable Devices

Imagine que a geladeira da sua casa é um dispositivo IoT e consegue te avisar quando acaba algum produto. Ela pode até te mandar informações sobre onde, ao redor da sua casa, tem aquele produto para venda, e o preço. Dependendo do seu processo definido, a geladeira pode até ser capaz de acionar o supermercado, enviando a sua requisição de compra para o produto ser entregue na sua casa.

Outro exemplo bastante prático, são dispositivos adaptadores de tomada que monitoram o consumo de energia dos equipamentos ligados nele e tornam possível acessar gráficos de consumo ou até mesmo desligar a energia daquela cafeteira elétrica que você esqueceu ligada quando saiu correndo de casa para o trabalho. Ou quem sabe desligar aquele ar condicionado que você não tem certeza se deixou ligado no quarto?

É possível combinar Processos de Negócios e Internet das Coisas?

Sim, e tem muita coisa legal sendo feita!

Mas como podemos combinar essas duas coisas?

Primeiro temos as famosas ferramentas de BPMS (Business Process Management System), voltadas para automatizar o controle e a gestão dos processos de negócio. Essas ferramentas já são usadas em processos de todos os segmentos de negócio e estão introduzidas em várias empresas no Brasil e no mundo. Elas são um canal para se trabalhar com IoT.

Exemplo de uso de BPM com IoT em um processo de Viagem

Imagine que você tem uma viagem marcada com voo, hotel reservado, aluguel de carro. De repente, a previsão do tempo muda ou acontece algum imprevisto e o seu voo é cancelado. E agora?

Com o uso de IoT, você será automaticamente avisado pelo seu celular sobre as mudanças de planos. A reserva do hotel para onde você estava indo será refeita ou se você estava saindo do hotel para pegar o voo, o hotel será avisado que você terá que retornar e ele reativará sua reserva automaticamente e até mesmo a chave do seu quarto será reativada esperando você chegar. A companhia com a qual você tinha confirmado o aluguel do carro também pode ser avisada que você ficará com o carro por mais tempo ou que você vai precisar adiar a retirada do veículo. Já imaginou tudo isso sendo orquestrado para você e facilitando a sua vida? Uau!

Exemplo do uso de BPM & IoT em um processo de Saúde

Nos processos de saúde existem diversos dispositivos IoT para o biomonitoramento, como monitor de pressão, temperatura, injeção de doses de remédios, taxas de hormônios e etc. Esse monitoramento pode ser feito por equipamentos que mandam informações sobre o paciente para o médico que está à distância. Isso facilita toda a estrutura de Home Care. Quando alguma taxa desvia do padrão, o dispositivo de biomonitoramento soará um alarme para a equipe médica que poderá analisar e decidir, mesmo a distância, se é necessário fazer uma visita ao paciente, se altera o tratamento do paciente ou se deve avisar ao profissional responsável pelo paciente para agir de alguma forma. Esse é apenas um dos diversos usos do BPM com IoT na área de saúde. Porém, é muito importante ressaltar que não substitui o especialista da área médica e que a tecnologia não deve ser usada indevidamente.

Exemplo do uso de BPM e IoT em um processo de Varejo

No setor de varejo já é possível utilizar o BPM com IoT para perceber quando um produto está acabando em uma prateleira ou quando o estoque de uma mercadoria está em baixa e precisa-se enviar um novo pedido de compra ao fornecedor. O sistema pode até mesmo entrar em contato com o fornecedor enviando um novo pedido automaticamente. Se você não está acreditando nisso ou acha que isso tudo é coisa para daqui a 20 anos, pesquise por “Smart Shelf” e encontrará exemplos de atuação desse tipo de tecnologia.

Funcionamento da IoT

Como tudo isso funciona na prática? Imagine que todos esses dispositivos têm a capacidade de transmitir os dados via internet utilizando uma tecnologia 4g, 5g ou Wi-fi. Os dados são enviados para uma base de dados centralizada que é monitorada constantemente pela ferramenta de BPMS. De acordo com os inputs recebidos, o BPMS poderá disparar um novo processo ou uma atividade nova para um determinado ator. Ou seja, o BPMS vai atuar de acordo com o processo que já foi mapeado e definido. Desta forma, é possível colher os benefícios da combinação das tecnologias de BPMS & Iot.

Vantagens da IoT

Além dos dispositivos enviarem dados para uma base de dados, eles também podem mandar e-mails, ou até mesmo se integrar com alguns aplicativos para celular. Uma grande vantagem é poder aproveitar as informações em tempo real, pois é possível saber o que está acontecendo para responder às mudanças no ambiente, combinando o BPMS para saber o que fazer com todas as informações recebidas.

A união de BPM com IoT é parte da transformação digital que tanto se fala hoje em dia. Podemos utilizar essas tecnologias para maximizar os resultados de negócio, aprimorar os processos, aperfeiçoar a qualidade dos serviços e, como vimos nos exemplos, para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Desafios da IoT

Nem tudo são flores, não é mesmo? Então, aqui vai alguns pontos de atenção e desafios relacionados a IoT:

  • Privacidade: Imagine que os dados relacionados às suas noites de sono, alimentação ou sobre os exercícios físicos que você fez, sendo espalhados por aí. Talvez você não queira isso. A discussão sobre privacidade de dados está muito forte, até mesmo com a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados, não só no Brasil, mas na Europa e em diversos estados dos EUA também.
  • Especialistas: Não podemos deixar que a tecnologia atropele o tempo de reflexão e o conhecimento dos especialistas. Como no exemplo do processo de saúde, a ideia não é substituir os médicos ou especialistas, mas sim muni-los com informações precisas no momento em que estão acontecendo para que eles possam decidir mais precisamente sobre as tomadas de decisão em relação ao tratamento dos pacientes.
  • Big Data: Por último, deve-se atentar ao volume de dados. Quando falamos de dados em tempo real vindo dos sensores de dispositivos IoT, é necessário tomar muito cuidado com a sobrecarga que esse volume de informações pode causar nas pessoas. Além disso, para que sejam úteis, os dados devem estar contextualizados e permitir, de fato, uma análise e uma tomada de decisão consciente em relação às atividades dos processos.

Conclusão

Existem diversos benefícios no uso do IoT para o nosso dia a dia e também muitos desafios a serem solucionados, mas não podemos negar que essa tecnologia pode facilitar e muito a nossa vida e pode ser unida a Gestão de Processos de diversas formas.

Enquete

Quão interessante este hot topic é para você?

Carregando ... Carregando ...
Compartilhe:
X

nossas soluções

Assine nossa newsletter