e-books

[EBOOK GRATUITO] Process Thinking – O Mapa dos 10 Processos da sua Startup

Compartilhe:

Introdução

Esse ebook foi feito especialmente para você, empreendedor! O mapa dos 10 processos da sua startup e MPME (Micro, Pequenas e Médias Empresas) foi desenhado para ajudar você a conhecer e melhorar a gestão dos processos dentro da sua empresa.

Processos para Startups e Pequenas Empresas?

Processos existem em todas as empresas, independentemente do tamanho ou segmento de negócio. O problema é que empresas pequenas têm mais dificuldades para pensar nos seus processos. Isso acontece por diversos motivos: falta de tempo, recursos financeiros, carência de pessoal ou associação da palavra processo à burocracia. Porém, não pensar nos seus processos pode tornar o seu negócio caótico e mais difícil de administrar. Vamos virar este jogo?

Os processos são o caminho para uma empresa organizar o trabalho e os recursos (humanos, físicos, tecnológicos, informacionais e etc.) para atingir seus objetivos e atender as demandas dos seus clientes. 

Como utilizar este eBook?

No eBook você vai encontrar um Mapa de Processos que apresenta os 10 principais processos que são comuns a toda empresa e estão divididos em 3 tipos:

  • Processos de Gestão: 2 processos voltados para medir, monitorar, acompanhar, controlar e administrar o presente e o futuro do negócio; 
  • Processos de Negócio: 2 processos relacionados com o propósito da empresa, com a sua razão de existir, ou seja, são os processos ligados diretamente ao produto ou serviço que a empresa oferece aos seus clientes;
  • Processos de Apoio: 6 processos que dão suporte aos processos de negócio da empresa, complementando as atividades para o bom funcionamento da empresa.

Cada um dos 10 processos encontra-se detalhado, apresentando os subprocessos que o compõem.

O modo como a empresa executa cada um desses processos é diferente e cabe a você decidir quais processos deseja priorizar. A nossa sugestão é: comece pelo processo de Estratégia! Já tem um kit prontinho esperando você colocar a mão na massa.

Esperamos que esse material te ajude a fazer uma melhor gestão dos processos da sua startup ou MPME! Então, entre em contato conosco e envie o seu feedback!

Referências

MAGDALENO, A. M.; ENGIEL, P.; TAVARES, R. L.; et al., 2017, “Bridging the Gap between Brazilian Startups and Business Processes – Process Thinking’s Initial Exploratory Case Study“, Revista Brasileira de Sistemas de Informação (iSys), v. 10, n. 1, pp. 19–38.

Compartilhe:
gostei deste conteúdo
quero mais informações
X

nossas soluções

Assine nossa newsletter