e-books

[TEMPLATE GRATUITO] Ficha de Indicador de Processo

Compartilhe:

Indicadores de desempenho de processos

Conforme apresentado no post “Metodologia e Ciclo BPM: Conheça as 6 fases determinantes”, durante a fase de monitoramento do ciclo BPM os processos são acompanhados através de indicadores de desempenho previamente definidos. Um indicador de desempenho de processos (KPI – Key Process Indicators) é uma medida utilizada para definir e avaliar objetivos de negócio. Os indicadores devem focar nos aspectos críticos dos processos. Desta forma, eles não devem ser numerosos e sim se concentrar no que deve ser feito para aumentar o desempenho de forma significativa.

Os indicadores que forem definidos pela empresa, devem ser monitorados frequentemente. Este monitoramento inclui ações de reação por parte dos executivos seniores.

Porém, para que os indicadores possam ser monitorados e controlados, primeiro eles precisam ser definidos. Um indicador deve ter uma especificação completa para que fique claro como ele será calculado.

Dicas

  • Começar simples: evite começar com indicadores muito complexos ou difíceis de obter as informações para calcular. Nada de indicadores no início que envolvam comportamento humano ou subjetividade.
  • Começar fácil: evite fórmulas muito complexas logo de início. Os indicadores iniciais devem ter fórmulas simples e que não gerem dúvidas sobre como foram calculados.

Como utilizar o template de ficha de indicador de processo?

 – Duplique a aba Indicador1 clicando com o botão direito sobre a aba, selecione “Mover ou copiar”, selecione “Criar uma cópia” e clique em “Ok”. Faça isso até obter o número de indicadores que você deseja especificar;

 – Preencha cada aba com todas as informações relativas ao indicador que você está criando;

 – Não se esqueça de renomear cada aba de acordo com a sigla ou nome de indicador correspondente. Faça isso clicando duas vezes na aba que deseja alterar o nome.

Conte a sua experiência o template de ficha de indicador de processo. Mande seus comentários para o nosso e-mail de contato!

Referências

PARMENTER, D. Key Performance Indicators: Developing, Implementing, and Using Winning KPIs. John Wiley & Sons, 2015.

Compartilhe:
gostei deste conteúdo
quero mais informações
X

nossas soluções

Assine nossa newsletter