As Disciplinas de Gerenciamento de Projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para execução bem-sucedida de projetos (PMBoK, 2018). Com o gerenciamento dos seus projetos, as empresas conseguem atingir melhores resultados e assim alcançar seus objetivos de negócio, se tornando mais competitivas.

Gerenciar projetos compreende elaborar planos adequados às características dos projetos atuais e executar processos de controle capazes de garantir o bom desempenho do projeto. Este bom desempenho envolve a harmonização de 4 dimensões: Escopo, Tempo, Custo e Qualidade.

Na dheka, a Gerência de Projetos utiliza metodologia, estratégias e ferramentas para planejar e acompanhar os projetos. Além disso, aplicamos as 10 disciplinas que compõem o corpo de conhecimento em gestão de projetos.

Disciplinas da Gestão de Projetos

Cada uma das disciplinas descreve os conhecimentos e práticas necessários em gerência de projetos, de forma alinhada as melhores práticas de mercado e baseada em modelos de referência como o PMBoK (Project Management Body of Knowledge).


Gerenciamento de Integração: Nesta disciplina, priorizamos uma matriz de interdependências com base no caminho crítico do projeto. Mantemos essa matriz através de várias visões: a natureza da interdependência, as responsabilidades, o grau e a criticidade. Nós geramos a matriz diretamente a partir da programação das atividades do projeto (cronograma) para garantir consistência e integridade na análise de impacto diante de desvios, tanto para eventuais atrasos quanto para possibilidades de antecipações. Nós monitoramos e atualizamos a matriz de acordo com o ciclo estabelecido para o monitoramento das atividades do projeto.

A equipe do projeto deve conhecer plenamente as dependências do projeto em relação a outros projetos em planejamento ou execução na empresa, assim como as dependências com fornecedores e órgãos externos regulamentadores ou não. Se não identificar e monitorar corretamente todas as dependências que participam do caminho crítico deste, o projeto pode ser interrompido ou sofrer atrasos em sua conclusão.


Gerenciamento de Escopo: Nesta disciplina, nós desenvolvemos a declaração do escopo para explicitar seu objetivo e delimitar claramente suas fronteiras, o que nos permite basear futuras decisões no projeto. Nós subdividimos os principais subprodutos do projeto em componentes menores e mais gerenciáveis. A aprovação do escopo determina o objeto de realização do projeto. Nós conduzimos os procedimentos definidos para o gerenciamento do escopo de forma a assegurar um efetivo gerenciamento das mudanças de escopo, prazo, custos e replanejamentos de atividades.

No que tange à gestão de requisitos e de mudanças, implementamos o processo de change request, estabelecendo alçadas de aprovação, a identificação e classificação dos impactos, direcionando aos responsáveis às ações a serem implementadas.


Gerenciamento de Recursos Humanos: Nesta disciplina, busca-se identificar, adquirir e gerenciar os recursos necessários para a conclusão bem-sucedida do projeto. A ideia é garantir que os recursos certos estarão disponíveis para o gerente do projeto e a sua equipe na hora e no lugar certos.

A equipe do projeto consiste em indivíduos com papéis e responsabilidades atribuídos, que colaboram coletivamente para alcançar um objetivo de projeto compartilhado. O gerente do projeto deve investir esforço adequado para adquirir, gerenciar, motivar e dar autonomia à equipe do projeto. Embora designemos papéis e responsabilidades específicos para os membros da equipe do projeto, envolver todos os membros da equipe no planejamento do projeto e na tomada de decisões pode ser benéfico. A participação dos membros da equipe durante o planejamento agrega seus conhecimentos ao processo e fortalece o compromisso com o projeto.


Gerenciamento de Aquisições: Nesta disciplina, a equipe do projeto realiza as atividades necessárias para comprar ou adquirir produtos, serviços ou resultados externos. Eles implementam o gerenciamento e controle necessários para desenvolver e administrar acordos como contratos, pedidos de compra, memorandos de entendimento (MOAs) ou acordos de nível de serviço (SLAs) internos.


Gerenciamento de Comunicação: Nesta disciplina, buscamos atender aos prazos estipulados para elaborar e distribuir comunicações e relatórios do projeto. Assim, monitoramos e realizamos ciclos de reporte periódicos, conforme a estrutura de governança estabelecida para o projeto.

Uma comunicação eficaz é chave para o sucesso de um projeto. Planejar a comunicação pode se tornar um fator crítico de sucesso, particularmente em projetos que envolvem um grande número de stakeholders ou um elevado teor de Gestão da Mudança.  Planejar as comunicações de antemão permite uma gestão mais proativa das mensagens e fluxo de informações.



Gerenciamento de Partes Interessadas: Nesta disciplina, busca-se, primeiramente, a compreensão das expectativas e necessidades dos diversos clientes. Isso nos permite conceder aos clientes uma experiência superior. Ademais, eles terão uma experiência de consumo dos dados gerados e dos exercícios de gestão em que estarão envolvidos.


Gerenciamento de Qualidade: Nesta disciplina, estabelecemos os procedimentos que cuidam da qualidade no projeto. Além disso, consideramos a revisão e preparação para entrega de todos os artefatos do projeto. 

Ademais, de modo a verificar não conformidades e proceder à aplicação de medidas corretivas, são criados checklists abrangentes.


Gerenciamento do Cronograma do Projeto: Nesta disciplina, os prazos do projeto serão definidos e validados. Além disso, será estabelecida uma programação de atividades. Levando em consideração as interdependências que afetam o caminho crítico de forma significativa, será fundamental. Serão administradas as folgas e as contingências possíveis para o projeto, garantindo sua flexibilidade e adaptabilidade. Adicionalmente, através de uma curva de desempenho, avaliamos os desvios entre os prazos previstos e realizados. Dessa forma, zelamos pelo cumprimento das datas dos entregáveis dentro dos prazos estabelecidos e aprovados.

Monitoramos e medimos sistematicamente o desempenho do projeto para identificar variações em relação ao plano estimado na fase de planejamento. Quando detectamos desvios significativos que ameaçam os objetivos do projeto, ajustamos o plano repetindo os processos de planejamento e direcionando ações corretivas para antecipar problemas.


Gerenciamento de Riscos: Nesta disciplina, visamos implementar ações para aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos positivos e diminuir a probabilidade e o impacto dos eventos adversos ao projeto. Assim, seguimos a seguinte abordagem para Identificar, Analisar, Planejar, Monitorar e Controlar os riscos:

O foco, portanto, é uma abordagem de riscos capaz de antever oportunidades e ameaças que possam afetar o bom desempenho do projeto. O gerenciamento dos riscos do projeto baseia-se na organização dos respectivos riscos e interdependências. Dessa forma, estabelece-se imediatamente um processo de controle, monitoramento e reporte, que é capaz de identificar eventos que possam materializar os riscos. Assim, de forma clara e assertiva, facilitando a tomada de decisão.


Gerenciamento de Custos: Nesta disciplina, buscamos realizar o projeto dentro do orçamento aprovado. Isso requer planejamento, estimativa, orçamento, financiamento, gerenciamento e controle dos custos.

O Gerenciamento de Custos preocupa-se principalmente com o custo dos recursos necessários para completar as atividades do projeto. Portanto, deve-se considerar o efeito das decisões do projeto no custo recorrente subsequente do uso, manutenção e suporte do produto, serviço ou resultado do projeto.

Referências

PMI. “A Guide to the Project Management Body of Knowledge“. 6a. Ed. Project Management Institute, 2018.