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Curso BPM Ágil – Práticas Ágeis no Ciclo de BPM

Aplicando Técnicas de Desenvolvimento Ágil ao Ciclo de BPM

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  • Projeto
  • Modelagem
  • Simulação
  • Execução
  • Monitoramento
  • Melhoria

Objetivo

Basicamente, as empresas investem em iniciativas de gestão de processos visando reduções de custo e prazo e melhoria de qualidade. Para alcançar estes objetivos, o BPM Ágil ou Lean BPM se preocupa em realizar a gestão de processos de forma mais iterativa realizando pequenos ciclos com entregas parciais. Ao realizar entregas mais rápidas, espera-se aumentar a satisfação e percepção de valor agregado aos clientes. Mas como inserir as práticas ágeis no ciclo de BPM? Adaptando os valores, princípios e práticas do desenvolvimento de software ágil – oriundos de diferentes métodos (tais como XP (Extreme Programming), Scrum e Kanban – para a realidade do BPM ágil ou Lean BPM.

Pré-requisito

Não se aplica

Ementa

  1. Processos de Negócio
    1.1 Definição de processos de negócio
    1.2 Tipos de processos de negócio (processos-chave, processos de suporte e processos gerenciais)
    1.3 Elementos do processo
    1.4 Visões e modelos de negócio (Modelo de objetivos, Modelo organizacional, Cadeia de valor, Modelo de processos, Modelo de atividades)
    1.5 Desafios no Levantamento e Modelagem de processos
  2. Ciclo de Gestão BPM
    2.1 Gestão de Processos de Negócio
    2.2 Ciclo BPM
    2.3 Projeto BPM
    2.4 Levantamento, Modelagem da situação atual (AS-IS) e Validação dos processos
    2.5 Executar ou Implantar processos
    2.6 Monitorar processos
    2.7 Analisar e melhorar processo
  3. Métodos Ágeis
    3.1 Manifesto Ágil
    3.2 Princípios Ágeis
    3.3 Valores Ágeis
    3.4 Principais Métodos Ágeis (XP e Scrum)
    3.5 Práticas Ágeis
  4. BPM Ágil ou Lean BPM
    4.1 Inclusão das Práticas Ágeis no Ciclo BPM
    4.2 Técnicas ágeis para o BPM
    4.3 Modelagem de processos ágil

Instrutora

Andréa Magalhães

[email protected]

Andréa é professora do Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como pós-doutora e pesquisadora pela COPPE/UFRJ em 2014 e na UNIRIO em 2015. Concluiu seu doutorado em Engenharia de Software com foco em Processos e Colaboração pela COPPE/UFRJ em 2013. 

Experiência de participação em projetos de consultoria para diferentes empresas, como B3, Marinha, Petros, Vale, TIM, Petrobras, SENAI-CETIQT, Shell, Arquivo Nacional e Mongeral Aegon. Atua há mais de 15 anos nas áreas de Gestão de Processos de Negócio (BPM), Gerência de Projetos e Requisitos. Atuou durante 2,5 anos como Gerente na Ernst Young (EY). Certified Business Process Professional (CBPP).

Também ministra cursos de pós-graduação e extensão, orienta alunos e possui trabalhos publicados em congressos e revistas nacionais e internacionais.

Como Expert Digital, mantém o canal do Youtube da dheka, os podcasts do canal dhekaCast no Spotify, Deezer e Apple Podcast, contribui com publicações para o blog da dheka e atua como Palestrante e Mentora.

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Enfoque

  • Apresentação do conteúdo teórico
  • Cases de experiências práticas
  • Exercícios

Formato

  • Modelo: Turmas Fechadas
  • Abrangência: 10 alunos
  • Carga Horária: 08 horas
  • Produto: Slides e exercícios

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