Introdução

Um grande dilema enfrentado pelas empresas durante a fase de crescimento é o seguinte: continuar expandindo aceleradamente ou interromper o crescimento para organizar a empresa? No entanto, o que se torna ainda mais interessante é a possibilidade de ambas as abordagens. Ou seja, é possível crescer de forma organizada!

O sucesso e a consolidação de uma empresa demandam mais do que apenas boas ideias e empreendedorismo. Além disso, é necessário um planejamento e uma organização eficientes. Isso ocorre porque, mesmo com o aumento contínuo nas vendas e o crescimento do negócio, nem sempre esses avanços se refletem nos números.

Temos hoje um mercado cada vez mais competitivo, exigente e ainda conectado mundialmente. Diante desse cenário, a organização que se destaca retira dois elementos que sugam a energia vital de qualquer empresa: amadorismo e improviso.

3 Pilares para gestão de crescimento organizado

Para profissionalizar a gestão e crescer organizadamente, três são os pilares: liderança, conhecimento técnico e método (FALCONI, 2009).

Modelo dos três pilares da gestão eficiente
Modelo dos três pilares da gestão eficiente

Primeiro pilar: Liderança

É o principal item para se chegar a uma gestão eficaz. Para uma definição mais clara de liderança, podemos citar: ‘Liderar é bater metas consistentemente, com o time e fazendo certo’ (FALCONI, 2009). Além disso, outra perspectiva interessante sobre liderança afirma que: ‘Liderar é encontrar potencial em pessoas e processos, e ter a coragem de desenvolver esse potencial’ (BROWN, 2010). De fato, em qualquer processo de transformação de processos, a condução pela liderança desempenha um papel crucial para o sucesso da implementação e na continuidade, seja de metas, métodos, promoção do conhecimento, engajamento da equipe ou da promoção da cultura da organização.

Segundo pilar: Conhecimento Técnico

É o conhecimento relacionado ao que a pessoa trabalha, o quanto detêm de conhecimento específico do funcionamento do seu trabalho, seja ele na área de Marketing, Contabilidade, Finanças ou RH. Importante salientar que para manter atualizados os níveis de conhecimento técnico, mantendo um foco de melhoria e inovação, o meio mais eficaz é através de método, onde a organização deve ter processos estruturados para isso, principalmente de análise e melhoria dos processos. Uma boa pergunta para checar se o time está afiado no conhecimento técnico é: por que não fazemos essa atividade com menor tempo, maior qualidade ou menor custo?

Terceiro pilar: Método

O terceiro pilar, o Método, com a origem na palavra grega methodos, onde meta é o “resultado a ser atingido” e hodos é o “caminho”.

Esquema para entendimento do método
Esquema para entendimento do método

Quero aqui chamar a atenção de como o método é importante para as organizações chegarem a resultados. O uso do método promove uma mudança cultural, capturando as sinergias entre as áreas e pessoas, multiplicando o conhecimento e buscando continuamente as melhores práticas.

Métodos para organizar a empresa

Temos métodos para todos os níveis da organização, desde o nível estratégico, que aqui podemos citar o Planejamento Estratégico com o uso do BSC (Balanced Scorecard), a métodos táticos operacionais como o ciclo PDCA, o ciclo BPM, as metodologias ágeis como o Lean (POPPENDIECK e POPPENDIECK, 2003), o Scrum (SCHWABER, 2004), o Kanban (ANDERSON, 2010), dentre outras.

E qual o melhor método? Não existe uma bala de prata. A aplicação desses métodos depende do objetivo, da cultura e de quanto a organização deseja mudanças.

Muitas organizações adotam métodos pelo ‘modismo’ sem entender o impacto do método na cultura ou nas mudanças que serão necessárias. Em projetos, já vivenciei lideranças desejarem projetos de BPM apenas para a equipe, sem estar envolvido no processo. Em outros casos, acompanhei a adoção de métodos ágeis em uma organização extremamente burocrática, ou seja, a implantação do método sem um processo integral de mudança.

Conclusão

Embora a fórmula dos três pilares pareça simples, é necessário desenvolver um trabalho de autoanálise e desenvolvimento das pessoas da organização. Para isso, a liderança é o principal elemento para se chegar a uma gestão eficaz. Cabe ao líder criar metas executáveis e desafiadoras. Paralelamente, ele deve promover o domínio do método pela equipe com crescimento constante nas técnicas e recursos de análise. Mas colocar isso em prática exige transformações que nem sempre as organizações estão preparadas para fazerem sozinhas. Nesse caso uma ajuda externa poderá apoiar tanto para elevar o conhecimento técnico da equipe, como também levar métodos de gestão para serem incorporados à rotina da organização.

Referências Bibliográficas:

ANDERSON, D. J. (2010). “Kanban: Successful Evolutionary Change for Your Technology Business“. Blue Hole Press.

BROWN, B. (2019). “A coragem para liderar“. Best Seller.

FALCONI, V. (2009). “O verdadeiro poder“. Nova Lima: Falconi Consultores de Resultado.

POPPENDIECK, M.; POPPENDIECK, T. (2003). “Lean Software Development: An Agile Toolkit“. Boston, MA: Addison-Wesley.

SCHWABER, K. (2004). “Agile Project Management with Scrum“. Washington, DC, USA: Microsoft Press.