conhecimento

Imagem de postagem de conhecimento

A Survey on the use of Social BPM in Practice in Brazilian Organizations

RESUMO DO ARTIGO:

Social BPM é a combinação de Business Process Management (BPM) com técnicas sociais e colaborativas com o objetivo de explorar a colaboração entre as partes interessadas ao longo do ciclo de vida do BPM. Os seus objetivos são reduzir problemas comuns no BPM, garantindo colaboração e transparência.

Porém, ainda não existem estudos sobre como o Social BPM está sendo usado em ambientes organizacionais e seus impactos.

Este artigo tem como objetivo mostrar como as organizações brasileiras estão usando práticas e tecnologias de Social BPM. Portanto, realizou-se uma pesquisa com funcionários de diferentes empresas, a fim de coletar dados sobre o uso de práticas colaborativas de BPM. A pesquisa recebeu 31 respostas e 3 participantes também foram entrevistados, a fim de fornecer informações detalhadas sobre suas respostas e melhorar a compreensão geral.

Os resultados mostram que a colaboração ocorre predominantemente em fases de projeto, modelagem e melhoria. A colaboração ainda acontece principalmente sem planejamento formal e sem suporte a ferramentas.

REFERÊNCIA COMPLETA DO ARTIGO:

BATISTA, M. F.; MAGDALENO, A. M.; KALINOWSKI, M., 2017, “A Survey on the use of Social BPM in Practice in Brazilian Organizations“. Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), pp. 436–443, Lavras, Minas Gerais, Brasil.

Gostei desse conteúdo
Quero mais informações

Voltar ao topo