conhecimento

Process Thinking: Criação de um Modelo de Negócio Canvas Voltado para o Contexto de Startups

Compartilhe:

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso:

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do aluno Carlos Eduardo Itaborahy Martins do IC/UFF, orientado pelas Profa. Andréa Magalhães e pela PhD Priscila Engiel, está focado na elaboração do modelo de negócio canvas de uma solução de gestão de processos para startups.

Resumo do Trabalho:

Estima-se que no Vale do Silício, as startups somam entre 264 e 323 bilhões de dólares (SILICON VALLEY LEADERSHIP GROUP, 2016) em valor. Em São Paulo, indicado como o 12º melhor ecossistema para o desenvolvimento de startups (THE GLOBAL STARTUP ECOSYSTEM RANKING, 2016), esses valores ficam entre 14 e 17 bilhões, com o crescimento de 3,5% no número de startups entre 2014 e 2015 (FUNDAÇÃO DOM CABRAL, 2012).

Essas empresas, baseadas em seu modelo de negócio escalável, possuem enorme potencial de impactar a economia de um país. Apesar disso, devido ao contexto que estão inseridas e ao seu modelo de negócio, as taxas de mortalidade das startups são altas. O contexto inovador e turbulento acaba tomando todo o fôlego das startups que, diante de uma necessidade rápida de reação e de produtividade, acabam retirando a prioridade de atividades gerenciais e processuais (GIARDINO; UNTERKALMSTEINER; PATERNOSTER, 2014). Além da falta de recursos para um maior controle, a aplicação de metodologias tradicionais e rigorosas de gerência dos processos não se mostram efetivas nesse tipo de empresa.

Process Thinking (MAGDALENO, 2014LAGE, 2016MAGDALENO et al., 2017), solução de gestão de processos para startups desenvolvido pela Dheka, busca aproximar a gestão de processos da realidade das startups, para que esses hábitos façam parte da gestão do dia-a-dia dessas empresas partindo de uma consultoria especializada em Business Process Management (BPM), empreendedorismo e inovação.

O trabalho tem como objetivo final elaborar uma nova versão do canvas de modelo de negócio (OSTERWALDER; PIGNEUR, 2011) do Process Thinking a partir dos dados coletados nas pesquisas. O canvas será baseado em uma revisão e análise da literatura atual sobre startups, onde serão gerados os dados necessários para um survey e uma bateria de entrevistas com empreendedores.

Primeiramente, será feita uma revisão da literatura sobre startups e modelos de negócio para que se possa reconhecer qual o contexto desse tipo de empresa. Para isso, será identificado como essas organizações respondem às novas demandas de inovações e tecnologias, e como essas empresas estão utilizando a gerência de processos no dia a dia. Em paralelo, será feito um estudo sobre o modelo de negócio atual do Process Thinking. A intenção desse estudo é absorver como está concebido o negócio atualmente para que na fase de pesquisa e entrevistas sejam validados ou atualizados os pontos necessários.

Os resultados tanto da pesquisa quanto das entrevistas serão coletados e analisados para a criação da nova versão do canvas de modelo de negócio. Partindo desse canvas e da análise dos dados das pesquisas, serão identificados quais modelos de negócios existentes nas startups são mais propensos e irão responder melhor ao uso de uma gerência de processos dinâmica, inovadora e ágil.

Process Thinking

Kit do Processo de Estratégia

Experimente: processo, planilhas, exemplos e dicas na sua empresa!

Saiba mais


Status Atual:

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do aluno Carlos Eduardo Itaborahy Martins do IC/UFF, orientado pelas Profa. Andréa Magalhães e pela PhD Priscila Engiel, foi concluído e publicado:

MARTINS, C. E. I. (2018). “Process Thinking: Criação de um Modelo de Negócio Voltado para Adoção de BPM no Contexto de Startups“. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Niterói, RJ, Brasil: Universidade Federal Fluminense (UFF).

Compartilhe:
gostei deste conteúdo
quero mais informações
X

nossas soluções

Assine nossa newsletter