conhecimento

Dissertação de Mestrado: Explicitando a Colaboração em Organizações através da Modelagem de Processos de Negócio

Compartilhe:

A dissertação de mestrado (MSc) desenvolvida pela Andréa Magalhães foi orientada pelos professores Marcos Borges e Renata Mendes de Araujo no Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), como parte dos requisitos necessários para obtenção do grau de Mestre em Informática.

Resumo

De modo geral, as organizações vêm recorrendo à colaboração para
fins de produtividade, melhor gestão e compartilhamento de conhecimento. Entretanto, estas mesmas organizações ainda não conseguem garantir que a colaboração seja adequada ao seu dia a dia de trabalho. Na prática, percebe-se que quando a colaboração não é explícita e as pessoas não são instruídas sobre como proceder, a colaboração pode não acontecer conforme o esperado. Assim, este trabalho sugere utilizar processos de negócio para planejar e explicitar como espera-se que a colaboração aconteça dentro de uma organização. Neste contexto, foi proposto o modelo de maturidade em colaboração (CollabMM), criado de forma empírica considerando os aspectos de apoio à colaboração e os modelos de maturidade existentes em outros domínios de aplicação. O CollabMM tem como objetivo apresentar e organizar as principais práticas de colaboração que podem ser aplicadas aos processos de negócio. A partir deste modelo foi desenvolvido um método para transformar as práticas previstas em um guia para introduzir a colaboração na modelagem dos processos de negócio. Para avaliar as características do método proposto, foram realizados dois estudos de caso a partir de processos de negócio e organizações reais. Estes estudos de caso permitiram obter alguns resultados preliminares sobre a aplicabilidade, viabilidade e facilidade de uso do método proposto.

Faça download da Dissertação:

Faça download da Dissertação clicando aqui

Referência

Magdaleno, A. M. (2006). “Explicitando a Colaboração em Organizações através da Modelagem de Processos de Negócios”. Dissertação de Mestrado, Rio de Janeiro, RJ, Brasil: UFRJ/IM/NCE.

Compartilhe:
gostei deste conteúdo
quero mais informações
X

nossas soluções

Assine nossa newsletter