blog

Cardápio de processos: escolha o prato ideal para o seu projeto de BPM!

Versão para impressão
Compartilhe:

A Gestão de Processos de Negócio (Business Process Management – BPM) é uma abordagem disciplinar ou um ciclo contínuo para projetar, modelar, simular, executar, monitorar e melhorar os processos de negócio da organização, automatizados ou não, para alcançar resultados consistentes e alinhados com os objetivos estratégicos da organização.

Ciclo BPM
Ciclo BPM

Seguindo o ciclo de BPM, na fase de projeto é planejado como o projeto de BPM será realizado na empresa. Portanto, nesse momento é definido o escopo do projeto, incluindo os 4 elementos-chave: método, meta-modelo, notação e ferramenta que serão utilizados.

Em um projeto de modelagem de processos, uma dúvida muito comum em diversas empresas é escolher o que deve ser modelado – atividades, atores, documentos, informações e etc. Para ajudar nesta decisão, a dheka criou o Cardápio de Processos, uma ferramenta para a seleção dos diagramas e elementos que a empresa deve modelar de acordo com a sua necessidade.

As necessidades da empresa que refletem a escolha dos modelos e dos elementos podem variar desde o objetivo do projeto de BPM (entendimento e melhoria do negócio, automação, derivação de requisitos e etc.) ou até mesmo o tempo que a empresa possui para conduzir o trabalho de mapeamento de processos. Outro fator que pode interferir na escolha dos elementos e modelos é a ferramenta utilizada, pois algumas ferramentas limitam as opções disponíveis.

O Cardápio de Processos ajuda as empresas a customizar um meta-modelo e seu uso se inicia pela escolha dos principais modelos organizacionais:

  • Diagrama de objetivos
  • Estrutura organizacional
  • Modelo de localização
  • Glossário
  • Cadeia de valor
  • Fluxo de Processo
  • Diagrama de detalhamento de atividade

Complementado a seleção dos modelos, deve ser realizada a opção pelos elementos que serão detalhados durante a modelagem, incluindo: atividades, atores, eventos, documentos, sistemas, regras de negócio, indicadores, riscos, informações e requisitos.

Cardápio do Modelo de Atividades
Cardápio do Modelo de Atividades

Ao invés de lidar com todos os modelos propostos, a seleção de quais modelos/diagramas e elementos/objetos são de interesse da empresa, evitará esforços de modelagem que não agregam valor e uma modelagem que não está focada nos objetivos estratégicos do projeto de BPM.

[EBOOK GRATUITO] Gráfico de Burndown para Sprint de Processos
Compartilhe:
gostei deste conteúdo
quero mais informações
X

nossas soluções

Assine nossa newsletter