Como Gerenciar os Requisitos de Negócio e de Software?dheka_GerenciaRequisitos

 

A solução de Gerência de Requisitos da dheka tem como objetivo alcançar o consenso sobre as necessidades do sistema e orientar a construção de um sistema que atenda às partes interessadas. Para isso, aplica uma abordagem sistemática para o levantamento, especificação, verificação, validação e rastreabilidade de requisitos de negócio e de software.

Na etapa de levantamento, são utilizadas técnicas de análise de documentos, entrevistas, questionários ou workshops. Na etapa de especificação, é detalhado o funcionamento desejado para o software, utilizando diferentes modelos (como diagramas de casos de uso, modelos de processo e etc). Por último, são realizadas a validação e verificação com o objetivo de garantir a consistência e alinhamento às necessidades do cliente.

Estas etapas visam ajudar a lidar com problemas típicos do desenvolvimento de software, tais como:

 – Usuários que nem sempre sabem o que querem ou até sabem, mas não conseguem expressar corretamente;

 – Usuários que pensam que sabem o que querem até que a equipe de desenvolvimento entregue o que foi pedido e eles percebam que não era bem aquilo que eles desejavam;

 – Analistas de software que pensam que entendem os problemas de negócio melhor do que os seus clientes.

 

Treinamentos

Derivação de Requisitos a partir de Modelos de ProcessosComo especificar os requisitos de um sistema mantendo o alinhamento aos processos de negócio?