[Artigo] A Survey on the use of Social BPM in Practice in Brazilian Organizations |
Survey de Social BPM

[Artigo] A Survey on the use of Social BPM in Practice in Brazilian Organizations

Resumo do artigo:

Social BPM é a combinação de Business Process Management (BPM) com técnicas sociais e colaborativas com o objetivo de explorar a colaboração entre as partes interessadas ao longo do ciclo de vida do BPM. Os seus objetivos são reduzir problemas comuns no BPM, garantindo colaboração e transparência.

Porém, ainda não existem estudos sobre como o Social BPM está sendo usado em ambientes organizacionais e seus impactos.

Este artigo tem como objetivo mostrar como as organizações brasileiras estão usando práticas e tecnologias de Social BPM. Portanto, realizou-se uma pesquisa com funcionários de diferentes empresas, a fim de coletar dados sobre o uso de práticas colaborativas de BPM. A pesquisa recebeu 31 respostas e 3 participantes também foram entrevistados, a fim de fornecer informações detalhadas sobre suas respostas e melhorar a compreensão geral.

Os resultados mostram que a colaboração ocorre predominantemente em fases de projeto, modelagem e melhoria. A colaboração ainda acontece principalmente sem planejamento formal e sem suporte a ferramentas.

 

Referência completa do artigo:

BATISTA, M. F.; MAGDALENO, A. M.; KALINOWSKI, M., 2017, “A Survey on the use of Social BPM in Practice in Brazilian Organizations“. Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), pp. 436–443, Lavras, Minas Gerais, Brasil.