International Workshop on Sustainability-Aware Business Process Management (SABPM) |

março

28

2017

28 março 2017,
 0

International Workshop on Sustainability-Aware Business Process Management (SABPM)


A 2ª. edição do International Workshop on Sustainability-Aware Business Process Management (SABPM) foi aprovada e acontecerá em conjunto com a BPM Conference 2017 em Setembro em Barcelona.

O workshop tem por objetivo promover um espaço de discussão para pesquisadores e profissionais interessados ​​em sustentabilidade e gestão de processos de negócios trocarem ideias sobre esta junção dos temas.

 

Por que?

O impacto das atividades humanas tornou-se uma das maiores preocupações da nossa sociedade, levando a esforços globais para alcançar o desenvolvimento sustentável. As organizações empresariais desempenham um papel importante neste esforço. Um curso de ação é a adoção de tecnologia, como infraestruturas eficientes e sistemas de monitoramento. O desafio da sustentabilidade, no entanto, não pode ser resolvido apenas pela tecnologia, exigindo uma abordagem holística.

A Gestão de Processos de Negócio (do inglês Business Process Management – BPM) oferece uma abordagem abrangente para a concepção, implementação, execução e monitoramento de processos de negócios, com o apoio da tecnologia. No entanto, a sustentabilidade não é amplamente considerada no gerenciamento de processos de negócios.

Assim, o principal objetivo deste workshop é discutir novas metodologias para incorporar a sustentabilidade na gestão de processos de negócios. Além disso, espera-se oferecer uma plataforma que reúna pesquisadores e profissionais para compartilhar seus conhecimentos e ideias no campo do gerenciamento de processos de negócios sustentáveis.

 

Quem?

O workshop está sendo organizado por professores e pesquisadores nacionais e internacionais:

Stefanie Betz, Karlsruhe Institute of Technology, Alemanha

Letícia Duboc, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Brasil

Andréa Magalhães, Universidade Federal Fluminense (UFF) & dheka, Brasil

Oktay Turetken, Eindhoven University of Technology, Holanda

 

Histórico

A 1ª. edição do Workhop SABPM foi realizada na BPM Conference 2016 no Rio de Janeiro, Brasil. O workshop foi organizado em 2 sessões de trabalhos (com 2 apresentações e discussões em cada uma delas) e uma sessão de grupo de trabalho para discutir os desafios de pesquisa e metas levantadas para desenvolver uma agenda de pesquisa conjunta para BPM Sustantável (ou Green BPM) da comunidade.

Fotos SABPM

Como eu participo?

Acompanhe os nossos posts no blog ou no Facebook da Dheka e fique ligado na chamada de trabalhos (CFP – Call for papers) para mandar o seu trabalho para o evento. Quem sabe a gente não se encontra em Barcelona? 🙂
 

Andréa Magalhães Magdaleno
Andréa Magalhães

Andréa é professora do Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como pós-doutora e pesquisadora pela COPPE/UFRJ em 2014 e na UNIRIO em 2015. Concluiu seu doutorado em Engenharia de Software com foco em Processos e Colaboração pela COPPE/UFRJ em 2013 e seu mestrado em Informática pelo NCE-IM/UFRJ em 2006. Certificada como implementadora MPS-BR.

Possui experiência de participação em projetos de consultoria para diferentes empresas, como Vale, TIM, Petrobras, Shell, Arquivo Nacional e Mongeral Aegon. Atua há mais de 15 anos como Gerente e Consultora especializada nas áreas de Gestão de Processos de Negócio (BPM), Gerência de Projetos e Requisitos.

Nessas áreas, também ministra cursos de pós-graduação e extensão e possui trabalhos publicados em congressos e revistas nacionais e internacionais.