Nós e a Inteligência Artificial

Inteligência artificial (IA) não é um termo novo. No entanto, ele foi cunhado pelo cientista americano John McCarthy (1927-2011) em 1955. Recentemente, diversos meios de comunicação especializados e o público em geral têm destacado repetidamente este tema (VILICIC e THOMAS, 2017; Olha Digital, 2017).

Com o desenvolvimento da tecnologia, a IA está cada vez mais presente em nossas vidas e essa presença tende a ser cada vez maior. Seja em carros autônomos, assistentes inteligentes como Amazon Alexa, Google Home ou Apple Siri, a IA se apresenta como um novo recurso para as pessoas interagirem e repensarem a tecnologia em suas vidas.

Além disso, a presença e influência da IA na vida das pessoas é um fenômeno novo na história do desenvolvimento de tecnologias (VILICIC e THOMAS, 2017; Olha Digital, 2017). Com o advento da IA, a relação entre pessoas e máquinas se torna mais entrelaçada e conectada do que qualquer outra tecnologia existente. Adicionalmente, a colaboração e cooperação de pessoas e máquinas é descrita como uma simbiose, onde as duas partes combinam suas melhores capacidades para alcançar um mesmo objetivo (KELLY, 2015).

Dada essa relação tão forte entre IA e pessoas, é importante notar que as grandes empresas de tecnologia, como Amazon, Apple, IBM, Google/DeepMind e Facebook, juntamente com Microsoft e outros, se uniram com instituições acadêmicas de pesquisa para estudar e desenvolver boas práticas. Além disso, elas buscam recomendações para tecnologias de IA. Esse esforço conjunto visa promover a compreensão pública da IA. Ao mesmo tempo, essas parcerias servem como plataforma aberta para discussão e engajamento sobre a IA e suas influências sobre as pessoas e a sociedade. Essa colaboração é destacada em várias fontes, como AGUIAREM (2017), YUGE (2017), COMPUTER HISTORY MUSEUM (2017) e PARTNERSHIP ON AI (2017).

BPM e IA

Nesta nova realidade, onde pessoas e tecnologia precisam construir uma relação de simbiose, é fundamental que a Gestão de Processos de Negócio (BPM) se adapte. Assim, para alcançar um mesmo objetivo da melhor maneira possível, é necessário integrar eficientemente esses dois elementos. Em um mundo “turbinado” por tecnologia de IA, a colaboração entre humanos e máquinas torna-se indispensável.

Os recursos tradicionais de BPM precisam ser repensados e discutidos [10]. Desde metodologias até ferramentas de modelagem precisam ser analisadas considerando IA como um elemento de mudança na forma de pensar e agir das pessoas e, consequentemente, das organizações.

Um exemplo de combinação de BPM e IA – o Robotic Process Automation (RPA) – ainda é um tema novo mesmo na comunidade científica (CBPM, 2017; MARRELLA, 2017; HULL e NEZHAD, 2016), com muitas discussões e casos a serem estudados.

Mesmo sem recursos específicos para lidar com IA no gerenciamento de processos de negócio, os profissionais de BPM precisam entender sobre IA e como esta pode influenciar pessoas e processos nas organizações. No entanto, considerando a relação pessoas-IA como um novo elemento dentro do contexto organizacional, as iniciativas de BPM estarão olhando para um futuro não tão distante. Além disso, as empresas que melhor usarem tecnologia de IA em seus processos de negócio serão aquelas com maior potencial de destaque em seus mercados. Portanto, serão as empresas “turbinadas” por IA.

Referências

1st International Workshop on Cognitive Business Process Management – https://sites.google.com/site/cbpm2017/

ANDREA MARRELLA. 2017. What Automated Planning can do for Business Process Management. arXiv preprint arXiv:1709.10482.

ANDREY AGUIAREM. Parceria de futuro: IBM e MIT firmam acordo para pesquisas com o Watson. https://www.tecmundo.com.br/mercado/121949-parceria-futuro-ibm-mit-firmam-acordo-pesquisas-watson.htm (Publicado em 12/09/2017)

CLAUDIO YUGE. Google cria grupo para avaliação da ética na inteligência artificial. TechMundo (publicado em 04/10/2017). https://www.tecmundo.com.br/seguranca/122666-google-cria-grupo-avaliacao-etica-inteligencia-artificial.htm

COMPUTER HISTORY MUSEUM. AI and Social Good. https://youtu.be/1wa7W3ESMgE (publicado em 2/10/2017)

FILIPE VILICIC; JENNIFER ANN THOMAS. Os trunfos e os riscos da inteligência artificial. Veja (publicado em 21/09/2017)

KELLY III, J.E.: Computing, cognition and the future of knowing: How humans and machines are forging a new age of understanding. IBM Research (2015)

OLHAR DIGITAL. O bê-a-bá da Inteligência Artificial; entenda os detalhes dessa tecnologia. https://olhardigital.com.br/video/-o-be-a-ba-da-inteligencia-artificial-entenda-os-detalhes-dessa-tecnologia/68935 (publicado em 10/06/2017)

PARTNERSHIP ON AI – https://www.partnershiponai.org/

RICHARD HULL; HAMID R MOTAHARI NEZHAD. 2016. Rethinking BPM in a Cognitive World: Transforming How We Learn and Perform Business Processes. International Conference on Business Process Management, Springer, 3–19.