Cardápio de processos: agilize o seu projeto de BPM!

janeiro

23

2015

23 janeiro 2015,
 1

Cardápio de processos: escolha o prato ideal para o seu projeto de BPM!


A Gestão de Processos de Negócio (Business Process Management – BPM) é uma abordagem disciplinar ou um ciclo contínuo para projetar, modelar, simular, executar, monitorar e melhorar os processos de negócio da organização, automatizados ou não, para alcançar resultados consistentes e alinhados com os objetivos estratégicos da organização.

Ciclo BPM

Ciclo BPM

Seguindo o ciclo de BPM, na fase de projeto é planejado como o projeto de BPM será realizado na empresa. Portanto, nesse momento é definido o escopo do projeto, incluindo os 4 elementos-chave: método, meta-modelo, notação e ferramenta que serão utilizados.

Em um projeto de modelagem de processos, uma dúvida muito comum em diversas empresas é escolher o que deve ser modelado – atividades, atores, documentos, informações e etc. Para ajudar nesta decisão, a dheka criou o Cardápio de Processos, uma ferramenta para a seleção dos diagramas e elementos que a empresa deve modelar de acordo com a sua necessidade.

As necessidades da empresa que refletem a escolha dos modelos e dos elementos podem variar desde o objetivo do projeto de BPM (entendimento e melhoria do negócio, automação, derivação de requisitos e etc.) ou até mesmo o tempo que a empresa possui para conduzir o trabalho de mapeamento de processos. Outro fator que pode interferir na escolha dos elementos e modelos é a ferramenta utilizada, pois algumas ferramentas limitam as opções disponíveis.

O Cardápio de Processos ajuda as empresas a customizar um meta-modelo e seu uso se inicia pela escolha dos principais modelos organizacionais:

– Diagrama de objetivos
– Estrutura Organizacional
– Modelo de localização
– Glossário
– Cadeia de valor / Macroprocessos
– Fluxo de Processo
– Diagrama de detalhamento de atividade

 

Complementado a seleção dos modelos, deve ser realizada a opção pelos elementos que serão detalhados durante a modelagem, incluindo: atividades, atores, eventos, documentos, sistemas, regras de negócio, indicadores, riscos, informações e requisitos.

Cardápio do Modelo de Atividades

Cardápio do Modelo de Atividades

Ao invés de lidar com todos os modelos propostos, a seleção de quais modelos/diagramas e elementos/objetos são de interesse da empresa, evitará esforços de modelagem que não agregam valor e uma modelagem que não está focada nos objetivos estratégicos do projeto de BPM.

 

Andréa Magalhães Magdaleno
Andréa Magalhães

Andréa é professora do Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como pós-doutora e pesquisadora pela COPPE/UFRJ em 2014 e na UNIRIO em 2015. Concluiu seu doutorado em Engenharia de Software com foco em Processos e Colaboração pela COPPE/UFRJ em 2013 e seu mestrado em Informática pelo NCE-IM/UFRJ em 2006. Certificada como implementadora MPS-BR.

Possui experiência de participação em projetos de consultoria para diferentes empresas, como Vale, TIM, Petrobras, Shell, Arquivo Nacional e Mongeral Aegon. Atua há mais de 15 anos como Gerente e Consultora especializada nas áreas de Gestão de Processos de Negócio (BPM), Gerência de Projetos e Requisitos.

Nessas áreas, também ministra cursos de pós-graduação e extensão e possui trabalhos publicados em congressos e revistas nacionais e internacionais.